Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com conceito 4, cursos de Engenharia Civil e Física do Campus Palmas estão entre os melhores do TO

Enade

Cursos estão com inscrições abertas
por Eliane Vieira publicado: 11/10/2018 10h44 última modificação: 11/10/2018 13h13

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 9 os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Os cursos de Engenharia Civil e Licenciatura em Física do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), alcançaram o conceito “muito bom”, com nota 4. O resultado confirma que os cursos estão entre os melhores do Tocantins.

No total foram avaliados seis cursos de Engenharia Civil do Estado, sendo que apenas o do Campus Palmas do IFTO alcançou a nota 4 no conceito Enade e no  Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para o coordenador do curso, professor Moacyr Salles Neto, o resultado representa o reconhecimento pelo que tem sido desenvolvido. “É um reconhecimento dos esforços e dedicação de nossos professores e estudantes. Prova que o trabalho está sendo feito da forma esperada e que os recursos investidos em nossos estudantes, como laboratórios, pesquisas e capacitações, têm retornado bons resultados”, ressalta o professor.

Para o coordenador o grande diferencial do curso de Engenharia Civil do Campus Palmas é o foco no mundo do trabalho e a capacitação dos professores da área. “Nossos estudantes tem a formação voltada para o mundo do trabalho. Desde o primeiro período estão nos laboratórios resolvendo problemas, superando desafios que irão encontrar ao ingressarem na profissão. Isso somado a grande capacitação dos nossos professores, que são mestres e doutores, tem um resultado excelente. Além disso, temos a felicidade de ter alunos que correspondem aos desafios colocados”, frisou o professor.  Atualmente o curso de Engenharia Civil conta com 449 estudantes.

Licenciatura em Física

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Humberto José Gama da Silva, o resultado representa o comprometimento dos professores e estudantes e é uma recompensa pelo trabalho que vem sendo realizado. “Nos temos excelentes professores, mestres e doutores, que se esforçam e dedicam ao curso. Temos estudantes comprometidos e temos uma excelente estrutura também, com destaque para o nosso laboratório de física moderna, que promove experimentos que no Estado do Tocantins só tem no IFTO”, afirma o professor.

O coordenador lembra ainda que a grade do curso foi reformulada em 2014. “Essa reformulação aplicou melhor a grade curricular à realidade dos nossos estudantes e fez também toda diferença”. O curso de Física do Campus Palmas conta atualmente com cerca de 100 estudantes.

Outros cursos

Participaram ainda da avaliação do Enade 2017 os cursos do Campus Palmas  de Engenharia Elétrica e Letras, que alcançaram o conceito 3, e o curso de Licenciatura em Matemática, que alcançou o conceito 2. Para o diretor da unidade, professor Wendell Eduardo Moura Costa, o resultado é motivo de satisfação. “Ficamos muito felizes de ver comprovadamente que nossos estudantes saem da nossa unidade com uma formação ampla e eficiente”, reforça o diretor, que frisa ainda a necessidade de melhorar os índices de outros cursos. “O resultado nos mostra que alguns de nossos cursos também precisam melhorar e estaremos atentos para realizar os avanços necessários”, finalizou. No total foram avaliados 12 cursos em diferentes unidades do IFTO.

Enade e IDD

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado anualmente pelo MEC e é utilizado para avaliação do rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de ensino superior brasileiros, considerando os conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas. O Conceito Enade e o IDD são dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do exame com outras bases de dados.

"Para nós, enquanto instituição, é muito importante que nossos cursos sejam bem avaliados. Isso demonstra resultado de um trabalho realizado em conjunto, de toda a comunidade, em busca da excelência dos nossos cursos. É um resultado muito importante também para os estudantes, porque para eles, certifica que adquiriram as qualidades profissionais, habilidades e competências necessárias ao bom desempenho da sua profissão", enfatizou a pró-reitora de Ensino do IFTO, Nayara Pajeú.

Inscrições abertas

Estão abertas até o próximo dia 14, domingo, por meio do Vestibular Unificado do IFTO, as inscrições para os cursos superiores do Campus Palmas. As provas serão realizadas no dia 18 de novembro, no período vespertino. Mais informações pelo seja.ifto.edu.br ou portal.ifto.edu.br.

(Colaborou Mayana Matos/Dicom/Reitoria)