Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colinas do Tocantins escolhe novo diretor-geral na próxima segunda-feira, 19

Notícias

Colinas do Tocantins escolhe novo diretor-geral na próxima segunda-feira, 19

Votação on-line

Servidores devem usar credenciais do SUAP e estudantes do SIGA
por Maiara Sobral publicado: 16/10/2020 16h22 última modificação: 16/10/2020 16h27

Na próxima segunda-feira, 19, a unidade de Colinas do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) escolhe seu novo diretor-geral. A votação será realizada de forma on-line, por meio do Sistema Helios Voting.

Para entrar no sistema, os servidores devem utilizar as credenciais do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e os estudantes têm que inserir os dados de acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Confira no vídeo as formas de recuperação da sua senha.

O eleitor receberá um e-mail com o endereço do ambiente de votação on-line, ele deve se conectar ao sistema com os seus dados institucionais. É importante destacar que  o envio será para o e-mail institucional, sendo assim, o estudante que não souber seu e-mail, deve acessar o Portal do Aluno, no menu tem um documento informando o endereço de e-mail do estudante. O estudante poderá acessar o seu e-mail por meio do Gmail, a senha é a mesma utilizada para acessar o SIGA. Veja uma simulação no vídeo.

"Nesse período de pandemia não seria prudente a realização de uma eleição de forma presencial, nesse sentido, o sistema Helios Voting é a melhor solução para votação eletrônica, utilizado por diversas instituições de ensino da Rede Federal, inclusive com eleições para reitor, ele se mostrou um sistema robusto, maduro e que garante a confiabilidade e segurança nas eleições on-line", destaca o diretor de Tecnologia da Informação, Kleyton Moreira.

Com a utilização do sistema, o eleitor pode votar de qualquer lugar que tenha conexão com internet, sem a necessidade de deslocamento para votação. Outra vantagem do sistema é que ele possui código aberto, pode ser feito auditoria no seu código a qualquer momento, pois estará disponível, além do voto ser criptografado. 

Em caso de dúvidas, o eleitor deve encaminhar e-mail para a Comissão Eleitoral: comissaoeleitoral.colinas@ifto.edu.br, que vai gerenciar todo o processo de votação.