Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Porto Nacional realiza Semana Acadêmica

Campus Porto Nacional realiza Semana Acadêmica

Debate

A quarta edição discute o tema “TI Verde e a sustentabilidade nas organizações empresariais”
por publicado: 22/06/2017 16h16 última modificação: 06/07/2017 15h12
Colaboradores: Luciana Santal

Com início na noite de terça-feira, 20, a 4ª Semana Acadêmica do Campus Porto Nacional reúne, até o dia 22, alunos dos cursos superiores da instituição em palestras e minicursos. Na solenidade de abertura, participaram da mesa diretiva a diretora-geral Lilissanne Marcelly de Sousa; o gerente de Ensino, Paulo César Patrício; o coordenador do curso de licenciatura em Computação, Rafael Miranda; e o coordenador de tecnologia em Logística e presidente da comissão organizadora do evento, William Brasil.

De acordo com o gerente de Ensino, a escola é local por excelência para se discutir a temática do meio ambiente e, na Semana Acadêmica, é possível a troca de ideias entre os alunos sobre o assunto e também é momento de aprofundar os conhecimentos já adquiridos.

A diretora Lilissanne reiterou a afirmação de Paulo, quando destacou a relevância da educação ambiental no campus para que os profissionais formados aqui levem esses questionamentos para sua área de atuação no mercado de trabalho.

Após as falas, foi realizada a palestra “Administração Moderna e seus fundamentos sustentáveis”, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Ramos. Ele contou experiências utilizadas para se desenvolver uma cultura ecológica no CFA, como a diminuição de impressão de exemplares da Revista RBA e o uso do formato digital e também as eleições totalmente informatizadas.

Segundo Rogério, é preciso ter uma nova consciência ecológica. “Nós temos muito para mudar, romper com os paradigmas e costumes que degradam o meio ambiente”, afirmou. Para exemplificar as mudanças perceptíveis no Tocantins, falou do avanço da soja sobre a vegetação e das possíveis consequências danosas ao meio ambiente e ao homem.

Ao tratar do tema da Semana Acadêmica, Rogério ressaltou a importância da tecnologia na preservação do meio ambiente. “Quando falamos em TI Verde, devemos ter em mente que as novas tecnologias são fundamentais para o controle ecológico. Como exemplo, temos o monitoramento de queimadas feito pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)”, salientou. Para finalizar sua participação, presenteou os alunos com um código para acesso gratuito a cursos da área.

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Administração Júnior do Tocantins (CRA Júnior/TO), Francisco Costa, que abordou o tema “Sistema CFA/CRAs e CRA Júnior”. Conceituou a Administração na Logística e falou sobre a importância da iniciativa aliada aos conhecimentos e habilidades para que o profissional se destaque no mercado de trabalho. “Faz uma grande diferença quando a pessoa chega a uma empresa e tem a atitude de mudar positivamente o ambiente de trabalho”, afirmou.

Também apresentou um histórico da profissão de administrador, dados sobre empregabilidade e piso salarial. Para terminar, escolheu as alunas Jéssica Fontoura e Samara Oliveira, do 4º período de tecnologia em Logística, para representar o CRA Júnior no Campus Porto Nacional.

O evento teve continuidade no dia 21, com quatro minicursos e a palestra “O submundo dos hackers: ataques e defesas”, realizada pelo membro consultor da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP, Cleórbete Santos.