Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Palmas fecha Setembro Amarelo com saldo positivo

Campus Palmas fecha Setembro Amarelo com saldo positivo

Prevenção ao suicídio

Diversas ações foram realizadas
por Eliane Vieira publicado: 09/10/2018 09h22 última modificação: 09/10/2018 10h42

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou diversas ações voltadas ao Setembro Amarelo no último mês. A unidade aderiu à campanha em 2017, e neste ano intensificou as ações no intuito de promover uma reflexão sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida junto à comunidade escolar.

As atividades foram promovidas pela Gerencia de Apoio ao Estudante e Servidor - Geae,  Coordenação de Assistência ao Educando e Servidor - Caes, Serviço Social, Psicologia, Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade - Ceid, Diretoria de Ensino e  suas equipes. Entre elas a divulgação de faixa sobre a campanha; distribuição de laços amarelo para estudantes e servidores; slides informativo na TV, fixação de figuras ilustrativas nos murais e palestras educativas.

Entre os temas abordados "Saúde Emocional - Culpas e responsabilidades", com a psicóloga Luciane Rodrigues de Prado; "Perigo nas redes sociais", com o perito criminal Thiago Magalhães de Brito; "Sociedade e a influência sobre os jovens", com o padre Lenício Nascimento, que promoveu uma roda de conversa muito produtiva com os estudantes do Ensino Profissional Integrado ao Médio.

Para a assistente social do Campus Palmas, Mara Cleide dos Santos, as atividades foram positivas e possibilitaram a identificação de demandas. “As ações foram muito positivas. Os estudantes e servidores que participaram das ações, em especial das palestras e da roda de conversa, gostaram e esclareceram dúvidas sobre o tema. Após essas ações educativas surgiram demandas e alguns encaminhamentos foram realizados para setores dentro da nossa unidade. Identificamos ainda casos graves, que foram encaminhados para rede de atendimento especializada”, frisou Mara.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A campanha segue o instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que em 2003 estabeleceu o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil as primeiras ações relacionadas à campanha foram realizadas em 2015, em Brasília.