Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Formoso do Araguaia promove três projetos

Campus Avançado Formoso do Araguaia promove três projetos

Bolsa Cultura

Propostas visam motivar ações de cultura e arte nas unidades do IFTO
por Maiara Sobral publicado: 22/02/2018 09h26 última modificação: 22/02/2018 09h28

Ir além dos muros da instituição de ensino, esse é um dos nortes que orientam as ações de Extensão, nesse sentido, em 2017 o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), lançou o Programa Bolsa Cultura, que consiste na concessão de bolsa a estudantes com o objetivo de promover o desenvolvimento da arte e cultura regionais e ainda estimular as potencialidades artísticas de estudantes e servidores nos 11 campi do IFTO.

No Campus Avançado Formoso do Araguaia existem três projetos em andamento: "Procurando a poesia: literatura e cidadania", coordenado pela professora Márcia Custódio; "Ixe formoso: performance e identidade", coordenado pelo bibliotecário Francisco Welton e "Intervalo musical", sob a coordenação do assistente de alunos Wedesmar Afonso.

"A criação do Núcleo de Cultura e Arte pela Proex fortaleceu as ações voltadas para a arte no campus, pois nos deu abertura para lançamento das horas dedicadas à Cultura em carga horária, trouxe bolsa para os estudantes e, o mais importante, ratificou o valor do nosso trabalho dentro do espaço do IFTO. O Núcleo de Cultura e Arte veio então fortalecer e dar visibilidade às ações artísticas realizadas pelos professores que, digo por mim, muitas vezes se sentiam sozinhos", destaca a professora Márcia.

Ao falar do projeto "Intervalo musical", o assistente de alunos Wedesmar ressalta que o Bolsa Cultura é uma importante ferramenta na busca de potencializar os talentos dos alunos. "Percebemos que nos intervalos os alunos ficavam muito dispersos sem ter como interagir uns com os outros, nesse sentido procuramos quem gostasse de cantar e tocar instrumento musical. Assim surgiu o projeto, no qual os alunos bolsistas podem proporcionar aos seus colegas um momento cultural de alegria e descontração nos intervalos por meio da música", comemora ele.

Para a pró-reitora de Extensão, Paula Karini Amorim, é importante destacar a parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen), visto que as bolsas são financiadas com recursos do eixo universal da Assistência Estudantil, com o intuito de motivar as ações de cultura e arte nos campi do IFTO. Além disso, ela comemora o envolvimento dos estudantes participantes com as comunidades locais.