Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Avançado Formoso do Araguaia promove testes em robôs

Notícias

Campus Avançado Formoso do Araguaia promove testes em robôs

Extensão

Estudantes aliam teoria e prática durante a atividade
por publicado: 11/06/2018 14h41 última modificação: 11/06/2018 14h41
Estudantes aliam teoria e prática durante a atividade

Estudantes aliam teoria e prática durante a atividade

Estudantes e professores do curso Técnico em Informática, do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), continuam com as apresentações na unidade e em escolas, empresas e instituições locais para o compartilhamento dos resultados de mais uma etapa do projeto Arduino .

E o que é Arduino? Segundo o professor e coordenador do projeto, Vitor Vilas Boas, é um projeto de pesquisa que objetiva a criação de um sistema de irrigação autônomo, integrado a sensoriamento remoto. "O objetivo é envolver nossos alunos em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão enquanto trabalham no desenvolvimento de uma solução capaz de automatizar processos através de um sistema computacional inteligente", explica o professor, que é especialista em Engenharia de Sistemas.

Segundo um dos participantes do projeto, o estudante Guilherme Lima, existe uma base inicial e durante as etapas vão conectando novos componentes. "Atualmente estamos na etapa de medição da umidade do solo e checando se é necessário ou não a irrigação. Aos poucos iremos dar novas funções e com isso avançar ainda mais" comenta.

"O objetivo do nosso projeto é um sistema para diminuir o tempo gasto por um agricultor na hora de irrigar a sua plantação, assim ele poderá otimizar o tempo obtendo mais produtividade, desempenho, bons resultados e mais lucro", explica Daniel Mendes, estudante pesquisador e bolsista no projeto.

O pedagogo e diretor da unidade, Marlon Brito, comenta que o IFTO é uma instituição federal especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. "A preocupação da equipe do Campus Avançado Formoso do Araguaia é ofertar práticas pedagógicas que liguem conhecimentos técnicos e tecnológicos à solução de problemas e melhorias de serviços locais." cita.