Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Araguaína promove V Semana Negra de Estudos Étnico-raciais

Campus Araguaína promove V Semana Negra de Estudos Étnico-raciais

Neabi

Evento contou com rodas de conversas, visita técnica e palestra
por Maiara Sobral publicado: 24/05/2018 10h16 última modificação: 24/05/2018 10h21
Exibir carrossel de imagens Evento contou com rodas de conversas, visita técnica e palestra

Evento contou com rodas de conversas, visita técnica e palestra

Com o objetivo de atender à Lei n.º 11.465/08, que incluiu no currículo oficial a temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena", o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu a V Semana Negra de Estudos Étnico-raciais, entre os dias 11 e 14 de maio. O evento foi uma parceria do IFTO, por meio do Neabi, com o Quilombo Dona Juscelina, em Muricilância (TO).

“Durante a visita técnica ao Quilombo Dona Juscelina em Muriciândia, foi possível notar de forma mais ampla como funciona um Quilombo e o que eles buscam nas lutas diárias pelo reconhecimento dos órgãos responsáveis. Lá vivem pessoas remanescentes de escravidão e seus descendentes de todas as faixas de idade. A visita serviu como um grande amplificador intelectual e social, tendo uma percepção ainda maior sobre tudo o que envolve uma comunidade quilombola e a luta diária dos negros em busca de igualdade”, relatou Aldo Luiz, aluno do 2º do Ensino Médio em Informática e membro do Neabi.

Para o coordenador do Neabi e do evento, professor Hélio Lacerda, “a V Semana Negra de Estudos Étnico-raciais colocou o Campus Araguaína no mapa de referência de estudos étnico-raciais na região Norte do Estado, não apenas pelo prestígio dos pesquisadores envolvidos, mas pelo engajamento dos alunos, responsáveis direto pela organização do evento. Esse protagonismo estudantil dá pistas de que o racismo é um tema relevante e atual, atraindo, assim, a atenção de adolescentes e modificando comportamentos".