Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Calouros são recepcionados com programação especial

Notícias

Calouros são recepcionados com programação especial

ACOLHIMENTO

As atividades aconteceram nos três turnos
por Lúcia Gomes publicado: 14/02/2019 16h15 última modificação: 14/02/2019 16h23

Na última quarta-feira, 13, o Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) iniciou as aulas do ano letivo de 2019. E para receber os novos estudantes a equipe da unidade preparou atividades que marcaram o primeiro dia de aula nos três turnos.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Dantas, esteve no campus durante todo o dia e fez questão de participar de todos os momentos da recepção aos calouros. Ela parabenizou aos estudantes pela aprovação no vestibular e destacou a importância das políticas de ingresso e permanência desenvolvidas pelo IFTO. “Nosso objetivo é fazer que todo aluno que entra hoje na nossa instituição chegue ao dia da sua formatura. Nós temos uma estrutura preparada para ajudá-los e fazer com que não desistam dos seus sonhos”, completou.

Para o ensino médio integrado ao técnico, a programação começou às 8h e foi até às 17h, com intervalo para o almoço. Durante a manhã, a coordenadora do ensino médio, Hosana Maria Ribeiro, e professores dos três cursos técnicos que a unidade oferece explicaram um pouco da nova rotina que os estudantes estão iniciando e levaram as turmas para conhecer o campus.

 A dupla de professores Luís Flexa e Éber de Sousa, do grupo Ciência Criativa, também esteve na recepção e demonstrou como aprender ciência pode ser uma coisa divertida. Os estudantes puderam presenciar e participar de vários experimentos. Foi um momento de bastante descontração.

 Na parte da tarde, houve um momento de bate papo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Dantas, e com o Diretor de Articulação Estudantil, Higor Lira. Ele falou sobre a importância das organizações estudantis, como grêmios e CA's, se reuniu com a Atlética Alcatéia e conversou com estudantes de Tecnologia de Alimentos a respeito da criação do Centro Acadêmico do curso. Além disso, os calouros também puderam conhecer um pouco sobre o trabalho do Setor de Assistência Estudantil, por meio das palestra da médica Marcele Neres e da assistente social Letícia Luzia da Cunha.

Para o ensino superior, do período noturno, o ponto alto do acolhimento foi a palestra 'Como obter sucesso na carreira profissional e acadêmica', com o professor Virley Lemos, que de maneira leve e didática compartilhou suas experiências e incentivou os estudantes a se dedicarem o máximo que puderem na busca de seus ideais.

 Na oportunidade, os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Química, Matemática, Administração e Sistemas de Informação se apresentaram e desejaram as boas-vindas. A programação também contou com depoimentos de egressos relatando suas experiências depois de formados.

 O diretor-geral do Campus Paraíso, Flávio Eliziário de Souza, lembrou aos estudantes do nível médio e do superior que eles terão muitas oportunidades de aprendizado profissional e pessoal estudando no IFTO. “Aproveitem, hoje estão entrando em uma instituição com pessoas qualificadas para proporcionar educação de qualidade a vocês”, frisou Eliziário.