Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da unidade realizam curso para produtores rurais da região

Notícias

Alunos da unidade realizam curso para produtores rurais da região

Campus Paraíso do Tocantins

Ao todo, dez produtores rurais da cidade de Paraíso e região vizinha participaram da capacitação
por publicado: 25/08/2017 10h39 última modificação: 25/08/2017 10h42
Colaboradores: Lúcia Gomes

"A gente aprendeu aqui maneiras de melhorar a qualidade do nosso produto", disse empolgado o produtor rural Volney Neves, da cidade de Barrolândia, um dos participantes do minicurso “Produção de derivados de leite”, ministrado pelos alunos Daniel Pereira, Felipe Gabriel e Rafael Costa, do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Ao todo, dez produtores rurais da cidade de Paraíso e região vizinha participaram da capacitação. Os alunos do IFTO instruíram os participantes acerca de boas práticas de higiene com processos do leite, produção de queijo minas frescal e de doce de leite. A participante Marinalva Alves da Silva elogiou o trabalho dos estudantes e disse que o curso foi bastante esclarecedor. "São produtos que já temos o costume de fazer, mas hoje os meninos nos mostraram que há formas que podem fazer com que o nosso cliente tenha mais confiança naquilo que a gente expõe na feira", explicou. 

A atividade aconteceu na Cozinha Experimental da instituição, no dia 15 de agosto e foi orientada pelo professor Fernando Morais. O minicurso faz parte do projeto de extensão “Participando na melhoria da qualidade e processamento do leite de Paraíso do Tocantins”, coordenado pela professora Marta Heloísa Mairesse. 

O minicurso consistiu em momentos teóricos e práticos, onde cada participante pode acompanhar todas as etapas de produção de queijo minas, iogurte e doce de leite. Ao final, todos receberam certificado com carga horária de 8 horas.