Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da unidade conquistam prêmios em Congresso Internacional

Notícias

Alunos da unidade conquistam prêmios em Congresso Internacional

Campus Araguatins

A delegação trouxe na bagagem de volta para casa três premiações pelos trabalhos apresentados no evento.
por publicado: 29/08/2017 12h00 última modificação: 29/08/2017 13h01
Colaboradores: Kelinne Guimaraes

A delegação do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que participou do X Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (X SICOOPES) do dia 23 a 25 de agosto em Castanhal-Pará, trouxe na bagagem de volta para casa, três premiações pelos trabalhos apresentados no evento, sendo dois na modalidade comunicação oral e uma na modalidade pôster. 

Para a professora, Erica Ribeiro, que orientou todos os trabalhos premiados, o ganho científico dos acadêmicos, que participaram do evento é ímpar, e evidencia o nível científico dos trabalhos produzidos no Campus Araguatins. A professora destacou, também, que pela a primeira vez que o estado do Tocantins foi representado no SICOOPES, sendo destaque no evento, por ter conquistado três premiações. 

O acadêmico do 9º período de Agronomia que teve o trabalho premiado em 2º lugar no eixo Agroecologia e Produção Orgânica, Fredson Leal, já participou de vários eventos científicos ao longo de sua trajetória no Campus Araguatins, ele defende que além de representar o IFTO, a participação em congressos e seminários, amplia o conhecimento técnico e promove um intercâmbio cultural e científico com outros apresentadores. 

Porém, entre os trabalhos premiados, encontra-se o do aluno de Agronomia, José Felipe, que participou pela primeira vez de um evento científico com exposição de trabalho. Segundo José, o que motivou sua participação foi a possibilidade de levar os conhecimentos que ele adquiriu durante o curso para fora do campus, e como saldo positivo seu trabalho foi classificado em 3º lugar no eixo: Extensão Rural e Agroecologia. 

O meu trabalho retrata as dificuldades e desafios na comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros dos feirantes de Araguatins, e para mim foi muito importante colocar esse assunto em discussão em um evento de nível internacional, mostrando um pouco da nossa realidade e chamando atenção dos nossos governantes sobre essa temática. A conquista do prêmio foi uma grande surpresa, pois embora meu trabalho tenha sido bem elaborado, o nível dos participantes era elevado”, declarou com entusiamos a acadêmica, Rosyane Cavalcante, que conquistou o terceiro lugar no eixo agricultura familiar. 

Trabalhos premiados

Os trabalhos premiados foram: Horticultura ecológica: um enfoque na plasticultura para cobertura de canteiros da (Alface), dos alunos do curso de Agronomia: Nortton Balby Pereira Araujo e José Felipe Tavares de Almeida, na modalidade pôster, eixo: Extensão Rural e Agroecologia; Agroecologia e Produção Orgânica, dos alunos Fredson Leal de Castro Carvalho e Fernando Henrique Cardoso Veras, na modalidade oral, eixo: Agroecologia e Produção Orgânica; Desafios na Produção e Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros: Um enfoque na feira municipal de Araguatins-TO, dos alunos Rosyane Costa Cavalcante e Ademar do Carmo Junior; Rayane Reis Sousa, modalidade oral, eixo: Agricultura Familiar. 

Os trabalhos premiados foram orientados pelos professores do quadro efetivo do Campus Araguatins, Samuel de Deus, Erica Ribeiro e Ruy Borges, e são frutos das disciplinas de produzidos nas disciplinas de Economia Rural, Administração Rural e Metodologia Científica.