Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações do PQV marcam momentos de integração em 2018

Notícias

Ações do PQV marcam momentos de integração em 2018

Reitoria

Foco na saúde e bem-estar dos servidores, estagiários, colaboradores e familiares
por Mayana Matos publicado: 18/12/2018 10h00 última modificação: 18/12/2018 11h09

Promover saúde e qualidade de vida aos servidores, estagiários, colaboradores e seus familiares. Este é objetivo do Programa Qualidade de Vida (PQV) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Na Reitoria, este ano, foram realizadas diversas atividades no intuito de incorporar, na rotina de prestação do serviço público, espaços de sensibilização, contato inter-humano e educação para saúde nos seus múltiplos contextos físico, psicológico e social. 

No primeiro semestre do ano foram realizada as seguintes atividades: avaliação do Programa Ginástica Laboral Virtual da Reitoria; exames médicos periódicos; palestra em alusão ao Dia Internacional da Mulher; atividades com foco na alimentação saudável, saúde mental e tensão muscular durante a Semana da Saúde e monitoramento da saúde física dos servidores, estagiários e colaboradores com aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, peso, IMC e orientações gerais sobre saúde. 

No final do semestre foram realizadas distribuição de mudas de Rosa do Deserto nos semáforos próximos à Reitoria, bem como foi desenvolvida a competição Recicle Verde em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A campanha teve o objetivo de arrecadar maior quantidade de alumínio para reciclagem. Momentos de lazer foram proporcionados com a realização da Festa Junina e a comemoração dos aniversariantes do mês. 

No segundo semestre do ano, a equipe local do PQV deu continuidade com as ações. As consultas de enfermagem e as comemorações de aniversariantes do mês foram executadas. Além disso, foram realizadas visitas aos campi Avançados com o intuito de, entre outras ações, instituir comissões locais do PQV. Diversas ações foram promovidas em alusão ao Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul como: palestras, mensagens alusivas às campanhas, ornamentação no Hall de entrada, cartões referentes às campanhas, entre outras atividades. Também foi comemorado o Dia do Servidor Público.

No mês de dezembro está sendo disponibilizada apresentação de vídeos de campanha do Ministério da Saúde, no Hall de entrada da Reitoria, em alusão ao Dezembro Vermelho, com oferta de preservativos. A equipe PQV finalizou o ano com a promoção da confraternização de fim de ano e auxílio no Desafio Natalino, ocasiões que contaram com a participação dos servidores, colaboradores e familiares. 

2019 continua...

De acordo com a coordenação de Benefícios e Qualidade de Vida, para o próximo ano, além de dar seguimento às ações já desenvolvidas, será concluída a instituição das equipes locais do PQV nos campi, de modo a alinhar as ações e articular em conjunto as demandas e ideais conforme as necessidades de cada localidade. Também está prevista a realização de workshop de qualidade de vida para encontro com todas as comissões locais. Também para 2019, será inaugurado o Espaço Kids da Reitoria. 

PQV

O Programa Qualidade de Vida (PQV) é um programa do Instituto Federal do Tocantins que se propõe a evidenciar os servidores como fator diferencial de excelência no IFTO e na sociedade, realizando ações que promovem benefícios à saúde física, mental, emocional, lazer e social aos mesmos, buscando melhorar sua integração no ambiente de trabalho e qualidade de vida como um todo.