Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do II Encontro de Integração Científica destaca a "ciência criativa"

Notícias

Abertura do II Encontro de Integração Científica destaca a "ciência criativa"

Pesquisa

Palestra "Ciência Criativa: Um Show de Conhecimento" foi destaque
por Eliane Vieira publicado: 20/06/2018 12h14 última modificação: 21/06/2018 09h55

Com o objetivo de estimular e divulgar a produção de trabalhos científicos e inovações, que possam contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, o Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), deu início nesta quarta-feira, 20, ao II Encontro de Integração Científica.

O evento conta com palestras, apresentação de trabalhos científicos, oficinas e visitas técnicas. Na abertura o diretor de Pesquisa do Campus Palmas, Frank Tamba, destacou que o momento pedagógico é uma oportunidade de interação com a sociedade. O diretor de Ensino do Campus Palmas, Silas Lima, reforçou que o evento motiva os participantes a se envolverem em pesquisas, para que assim, aplicando seus conhecimentos, os estudantes possam promover transformação na sociedade. Também presente ao evento o diretor de Pesquisa do IFTO, Alessandro Lemos, enfatizou que a instituição está sempre de portas abertas para pesquisa.

Na ocasião a pedagoga Noemi Zukowski realizou um bate papo com os estudantes sobre a importância da pesquisa. A profissional questionou os presentes a respeito do conceito de pesquisa e como ela impacta no dia-dia.

Ciência criativa

Logo após os professores Eber Euripedes de Souza e Luís Augusto Flexa, do Campus Paraíso do Tocantins, proferiram a palestra “Ciência Criativa: Um Show de Conhecimento”. Durante o momento os professores realizaram a demonstração de diversos experimentos científicos. As experiências com nitrogênio liquido, eletrização e corrente elétrica, conservação de energia e ilusão de ótica contaram com a participação dos presentes, que ficaram animados com a forma de aprender ciências.

Segundo o professor Luís Augusto Flexa a intenção é mostrar que o ensino da ciência pode ser divertido. “Nossa intenção é mostrar que a ciência é divertida. É mostrar que é possível ensinar a ciência saindo do tradicional. Ensinar de maneira simples e criativa”, frisou o professor.

Encontro

A programação do Encontro de Integração Científica segue até o próximo dia 23. Na tarde desta quarta-feira, a partir das 14h, os participantes poderão conferir apresentação de trabalhos científicos. A noite, a partir das 20h, acontece a palestra “Propriedade Intelectual e Redação de Patentes, ministrada pelo professor Venturini Lima da Universidade de São Paulo (USP).

Confira a programação e participe!
As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link: https://si.ifto.edu.br/evento/inscricao/363/

Mais fotos do evento na página do Campus Palmas no Facebook: https://www.facebook.com/IFTOPalmas/