Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Trabalho > Coaching Agribusiness: Formação de Líderes na Cooperativa Agroindustrial do Tocantins – COAPA

Coaching Agribusiness: Formação de Líderes na Cooperativa Agroindustrial do Tocantins – COAPA

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 06/09/2019 08h48
Coordenado por Phillipe Farias Ferreira Campus Palmas do IFTO.

Resumo

O presente projeto intitulado “Coaching Agribusiness: Formação de líderes na Cooperativa Agroindustrial do Tocantins – COAPA" visa aplicar a metodologia de Coaching em grupo com os produtores rurais da COAPA, no período de junho de 2019 a janeiro de 2020, buscando potencializar suas competências sociais e profissionais no cumprimento das suas atividades e, consequentemente, ampliar sua renda com o melhor gerenciamento da produção. O Coaching é um processo que objetiva aumentar o desempenho de um grupo ou indivíduo, combinando um conjunto de ferramentas e técnicas que facilitam o alcance de resultados positivos e extraordinários em diferentes áreas da vida pessoal e profissional. O embasamento científico e teórico desse processo está nas áreas de Psicologia, Psicologia Positiva na Administração, PNL e Neurociência, formando, assim, um caminho seguro e eficaz para o aprimoramento das competências. Em especial, pesquisas sobre inteligência emocional aportadas por Goleman (2007), demonstraram que entender as nossas emoções e as dos outros é fundamental para ter sucesso na vida pessoal e profissional. E, hoje de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (2015), cada vez mais encontramos pessoas com problemas de autoestima, automotivação, empatia, compaixão, isolados e com pouca capacidade de trabalhar em equipe, comunicar-se assertivamente e, ao mesmo tempo, desenvolver suas atividades profissionais com mais prazer.  Entretanto, muitas pessoas sofrem de emoções e sentimentos de inadequação, insegurança, dúvida, culpa e medo de uma participação plena no campo profissional. Contudo, essas emoções e sentimentos nem sempre são reconhecidos e confirmados de imediato, mas eles existem. No âmbito do agribusiness, contudo, os benefícios do Coaching já foram comprovados nos países como os Estados Unidos e a Inglaterra, com resultados significativos no comportamento e desempenho dos produtores. Particularmente, o modelo em que houve melhores resultados foi o padrão de Coaching em grupo, pois permite uma maior capacitação, destes trabalhadores rurais, em competências profissionais, sociais e emocionais.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.