Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Trabalho > Bico Mais Produção: Uma Iniciativa para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Bico do Papagaio

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 06/09/2019 08h40
Coordenado por Geisel Moura Rodrigues Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

O projeto é uma iniciativa que envolve a secretaria do trabalho, desenvolvimento social e habitação dos municípios de Augustinópolis e Araguatins. O projeto é voltado para capacitar e orientar produtores rurais e feirantes urbanos integrantes do projeto “Ecosol Territorial”, através de técnicas de gerenciamento, produção, comercialização, estratégias de marketing e treinamento motivacional, utilizando ferramentas simples de gestão no qual os produtores consigam administrar sua propriedade de maneira eficiente, contribuindo para o fortalecimento da agricultura, seguridade alimentar e geração de renda, através do desenvolvimento de tecnologias sociais e técnicas de manejo em sistemas de produção específicos. Consideração à importância da economia solidaria para os pequenos produtores, o projeto busca de forma participativa, um conjunto de estratégias para fortalecer a produção dos integrantes do projeto Ecosol Territorial nos municípios de Araguatins e Augustinópolis, desta maneira formando empreendedores com visão do futuro, motivados e engajados. No qual irão envolver 60 produtores com propriedade rural e 80 feirantes urbanos sem inscrição estadual. Sendo composto por um corpo técnico formado por 18 colaboradores, incluindo estudantes e profissionais da área.  Através de pesquisas de campo e diagnósticos com produtores e consumidores será traçado um perfil da atividade na região como forma de disseminação do modelo de economia solidaria praticada nos municípios.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.