Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Tecnologia e Produção > Utilização de Adubos Verdes em Sistema Agroflorestal como Técnica de Melhoria de Qualidade de Solos

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 16h45
Coordenado por Idelfonso Colares de Freitas Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

As tecnologias geradas nas Instituições de pesquisa não fazem sentido se não chegarem até os produtores rurais, sobretudo os familiares da Amazônia, pela baixa capacidade de busca de novas tecnologias em publicações cientificas desse segmento de produtores. O propósito deste trabalho será apresentar aos produtores rurais o cultivo de especies vegetais adubadoras dentro de um sistema agroflorestal (SAF’s) já implantado no setor de Agricultura III do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Campus: Araguatins (IFTO-Campus Araguatins). Tem por finalidade enfatizar aos produtores rurais a importância da conservação dos solos associada a plantio de adubação verde e enriquecedor de solos, uma vez que  estes são utilizadas como alternativa na redução da dependência de insumos externos. Sua produção de biomassa está aliada à fixação biológica de nitrogênio via adubos verdes. Podem ser facilmente implantado em suas propriedades rurais, pois trata-se de um sistema de baixo custo, fácil implantação/condução, e algumas espécies podem ser utilizadas na alimentação humana. Os tratamentos a serem testados dentro do SAF já existente no IFTO serão, milheto, feijão-de-porco, feijão caupi, crotalária juncea, crotalária spectabilis, lab-lab e vegetação espontânea. Por ocasião do corte desses adubos verdes será organizado um dia de campo junto aos produtores familiares da região como forma de aproxima-los do IFTO e democratizar as tecnologias geradas no Campus.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.