Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Educação > Formação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras

Formação de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 11h51
Coordenado por Milene Lopes dos Santos Queta Campus Gurupi do IFTO.

Resumo

A comunidade surda, no contexto educacional e social, tem travado lutas e alcançado conquistas. O reconhecimento da Libras como meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira e a posterior regulamentação por meio do Decreto 5.626/2005 que, em sua redação destaca a importância da presença do profissional Tradutor e Intérprete de Libras como parte do processo de efetivar o acesso a educação inclusiva dos surdos. Este profissional tem sua profissão regulamentada a partir da sanção da Lei n° 12.319 de 1° setembro de 2010.  Entretanto, pesquisas recentes têm mostrado que há um efeito ainda presente da falta de formação específica, ou ainda, o efeito da busca tardia por formação. Esta realidade também se dá no âmbito do município de Gurupi- TO, onde a maioria dos profissionais tradutores e intérpretes de libras que atuam na rede municipal e estadual de ensino, possuem formação em cursos de libras nos níveis básico e intermediário, revelando assim um quadro de profissionais com necessidade de aprimoramento do ato interpretativo e fluência nos pares linguísticos envolvidos. De forma que, devido ao número expressivo de usuários da Libras, e o baixo número de intérpretes qualificados para atuação em diferentes espaços e situações, a necessidade de uma formação consistente e contínua desse profissional fica evidente. Pretende-se com o curso, de duração aproximada de seis meses, propiciar aos profissionais atuantes nos níveis de educação fundamental e de nível médio uma oportunidade de formação profissional voltada às questões interpretativas e tradutórias educacionais.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.