Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Educação > Ciência em Conto: Uso de contos no Ensino de Conteúdos Curriculares de Ciências

Ciência em Conto: Uso de contos no Ensino de Conteúdos Curriculares de Ciências

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 11h40
Coordenado por Darcy Alves do Bomfim Campus Araguatins do IFTO.

Resumo

A utilização de contos como instrumento pedagógico facilitador da aprendizagem no ensino de Ciências é uma estratégia inovadora. Os contos que apresentam temas relacionados a elementos do cotidiano e também personagens com os quais os estudantes se identificam podem facilitar a aceitação e a compreensão de questões relevantes e de conteúdos específicos, de forma a promover uma aprendizagem significativa. Assim, este projeto tem como objetivo a utilização de contos como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares de Ciências da Natureza. Para isso no período de junho a dezembro de 2019 serão realizadas oficinas de leitura, análise e produção de contos sob uma ótica voltada para questões do cotidiano local e regional, que envolvam temas atualmente relevantes. Ao final o projeto deverá resultar na produção de contos, pelos participantes, e de um artigo científico de relato de experiência sobre a o uso de contos em sala de aula como ferramenta metodológica no ensino de Ciências. Os resultados serão apresentados na Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO em 2020 e em forma de artigo científico em periódico especializado. Os participantes/autores dos contos serão incentivados e orientados a publicarem suas obras gratuitamente nas plataforma www.amazon.com.br e www.agebook.com.br em formato digital e impresso. A culminância local será realizada durante um festival de apresentação e exposição das obras.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.