Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Educação > Eu, Cientista: o Despertar para a Ciência e Tecnologia

Eu, Cientista: o Despertar para a Ciência e Tecnologia

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 11h33
Coordenado por Samuel Nepomucemo Ferreira do Campus Araguaína do IFTO.

Resumo

O projeto de extensão "Eu, cientista" tem como público alvo estudantes de escolas estaduais do município de Araguaína dos anos finais do ensino fundamental, em especial alunos do 9º ano. Por meio de uma visita guiada ao complexo de laboratórios do IFTO - campus Araguaína, busca-se aguçar nos estudantes o interesse pelas ciências da natureza e suas tecnologias por meio da execução de atividades experimentais interativas que promovam a participação efetiva destes estudantes. Na proposta, por meio de parcerias junto à Delegacia Regional de Ensino de Araguaína e Secretaria de Educação de Araguaína será organizado um roteiro de visita aos laboratórios com execução de atividades experimentais na área de Química, Física e Biologia. As visitas seguirão um processo de agendamento de modo que ao final do processo teremos atendido cinco escolas. Esta proposta culmina com a participação das escolas convidadas na feira de ciência do campus (Viva Ciência 2019) que ocorre no mês de dezembro. Assim, com o "Eu, cientista", além de incentivar os estudantes a entrarem no mundo da pesquisa na área das ciências da natureza e possibilitar o início do letramento científico, buscamos também divulgar as ações institucionais do campus assim como promover a instituição como possibilidade de continuação dos estudos para os estudantes que passarem pelo projeto.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.