Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Educação > O Ensino de Microbiologia, Saúde e Meio Ambiente na Perspectiva da Alfabetização Científica em uma Escola da Rede Pública de Formoso do Araguaia

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 08/01/2020 09h45
Coordenado por Maria Adriana Santos Carvalho do Campus Formoso do Araguaia do IFTO.

Resumo

Ensino da MicroBiologiaEnsinar biologia dentro do contexto atual implica em: transmitir os conteúdos de maneira a vinculá-los as transformações que ocorrem no mundo e mobilizar o lado crítico e reflexivo do aluno, para que os conteúdos abordados participem do conjunto de valores e opiniões construídos e utilizados em sua vivência. Portanto, é de grande importância o desenvolvimento atividades que levem o aluno à alfabetização científica no ambiente escolar. A alfabetização científica pode ser entendida como a capacidade de ler, compreender e expressar opiniões sobre ciência e tecnologia. Este projeto tem como objetivo propor atividades práticas que contribuam para o processo de alfabetização científica no ensino de biologia no Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, Formoso do Araguaia, TO. A temática abordada será “Microbiologia, Saúde e Meio Ambiente”. O público-alvo será os alunos da primeira série do Ensino Médio e as atividades serão desenvolvidas em quatro momentos: 1o Problematização do Tema; 2o Apresentação e Organização do Conhecimento; 3o Aplicação do conhecimento; 4o Produção de Material Didático para a Alfabetização Científica no Ensino de Biologia. Acredita-se que as ações deste projeto permitirão o desenvolvimento da capacidade de ler, compreender e expressar opiniões sobre os conceitos científicos dentro da temática abordada durante as atividades propostas. O domínio da linguagem científica poderá ajudar os estudantes no posicionamento e tomada de decisões em assuntos que envolvem a saúde e o meio ambiente em sua comunidade local.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2020.