Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Projetos de Extensão > Por Área Temática > Educação > Letramento Científico Isabel Auler: A Ciência Formando Cidadãos

Letramento Científico Isabel Auler: A Ciência Formando Cidadãos

por Diretoria de Comunicação - Vivian Facundes publicado 05/09/2019 10h27, última modificação 05/09/2019 12h00
Coordenado por Joedna Silva Campus Gurupi do IFTO.

Resumo

O nosso objetivo é desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem por meio de intervenções inseridas no conceito do Letramento Científico (LC) no município de Gurupi, Tocantins. Letramento Científico é diferente de Alfabetização Científica: um ser alfabetizado é aquele que lê e escreve, mas o ser letrado é aquele que aplica o conhecimento dentro da sociedade. Portanto, visamos à busca por uma condição de equidade dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica para que tenham acesso igualitário ao conhecimento e ao mercado de trabalho. Um total de 60 alunos das turmas do primeiro 2 A e 2 B do ensino fundamental matriculados na escola municipal “Antônio Lino de Oliveira” serão atendidos. A escola foi escolhida devido à grande quantidade de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Semanalmente, sob a presença de um(a) professor(a) acompanhante, dois grupos serão recebidos simultaneamente por duas das três Instituições de Ensino Superior (IES) participantes localizadas em Gurupi: Centro Universitário de Gurupi (UnirG), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde serão recebidos por um professor anfitrião. Cada intervenção terá uma duração de três horas e consistirá em aulas práticas ou experimentos científicos que possam ser reproduzidos em casa ou na escola. Os alunos expressarão por meio de desenho, redação ou atividade escrita o que aprenderam durante a intervenção. O professor acompanhante e anfitrião escreverão sobre a sua percepção durante a atividade. A equipe organizadora do LC reunir-se-á a cada 15 dias para avaliar os pontos positivos e negativos das intervenções anteriores.

Público Alvo

professores, técnicos administrativos, empresa terceirizada e alunos do nível médio ao superior e também é aberta a comunidade externa.

Período de realização

5/6/2019 a 5/1/2019.