Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Reitoria > Pró-reitorias > Extensão > Ações da Proex

Ações da Proex

por Diretoria de TI - Vivian Facundes publicado 04/04/2016 14h25, última modificação 03/08/2018 14h15

As atividades de extensão são caracterizadas e sistematizadas pelos seguintes eixos:

 

  1. Programas de extensão: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino.

  2. Projeto de extensão: conjunto de atividades processuais contínuas, de caráter educativo, cultural, político, social ou tecnológico, com objetivos específicos e prazo determinado, que pode ser vinculado ou não a um programa.

    1. projetos tecnológicos de extensão: atividade de pesquisa e/ou de ensino que tenha interface com a aplicação tecnológica;

    2. projetos sociais: compreendem atividades transformadoras, desenvolvidas ou aplicadas na interação com comunidades e apropriadas por elas, que representem soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhorias das condições de vida;

    3. projetos culturais, artístico esportivos: compreendem a elaboração de atividades culturais, artísticas e esportivas, de acordo com as necessidades das comunidades foco;

    4. projetos de geração de renda: compreendem atividades formativas e informativas direcionadas à formação empreendedora em sentido mercadológico.

  3. Curso de extensão: ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando a desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.

  4. Eventos de extensão: atividades que implicam na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, com participação externa, do conhecimento ou produto cultural artístico, esportivo, científico e tecnológico dos envolvidos, conservado ou reconhecido pelo IFTO. Estão incluídos nesta categoria: campanhas, palestras, ciclos de estudos ou palestras, circuitos, oficinas, concertos, espetáculos, recitais, shows, exibições públicas, colóquios, conferências, congressos, encontros, exposições, feiras, festivais, fóruns, jornadas, lançamentos de publicações ou produtos, mesas redondas, dias de campo, mostras, rodadas, reuniões, semanas, seminários, simpósios, debates, torneios, workshops, campeonatos, dentre outros.