Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Ouvidoria > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

por Diretoria de TI publicado 28/04/2016 16h46, última modificação 01/03/2019 14h20

 

 

1 - O que é um curso técnico integrado?
Os Cursos integrados são voltados para quem já tenha concluído o Ensino Fundamental e deseja cursar o Ensino Médio integrado à educação profissional tendo portanto todas as disciplinas do Ensino Médio mais as disciplinas do Curso Técnico de forma integradas.

A duração dos cursos são de 3 anos, as ministradas em um turno ou dois turnos.

Ao final do curso, o estudante obterá diploma do Curso Técnico de nível médio e histórico escolar, estando apto ao exercício profissional e prosseguimento de estudos em ní­vel superior.

2 - O que é um curso técnico subsequente?
Os Cursos Técnico de nível médio Subsequentes são voltados para quem já concluiu o Ensino Médio ou equivalente. Dependendo do curso escolhido, ele terá duração de 1 ano e meio a 3 anos. Ao final do curso, o estudante obterá o diploma do Curso Técnico de nível médio.

3 - O que é um curso técnico concomitante?
Os Cursos Técnico de nível médio Concomitantes são voltados para quem está cursando o Ensino Médio ou equivalente. É oferecido a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:
a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;
b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; 
c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

4 - O que é o Proeja?
É o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem três possibilidades de oferta de cursos: ensino fundamental (EJA) com qualificação profissional; ensino médio (EJA) com qualificação profissional; e, ensino médio (EJA) com educação profissional técnica de nível médio.

No caso do Proeja Técnico, tem como objetivo ofertar cursos integrados voltados para jovens e adulto, a partir de 18 anos, que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino médio na idade regular e que buscam também uma profissionalização. O estudante fará o Ensino Médio juntamente com a educação profissional em uma única matriz curricular de forma integrada.

No IFTO, os cursos têm a duração de 3 anos ou mais conforme especificidade do curso.

Ao final do curso, o estudante obterá diploma do Curso Técnico de ní­vel médio e histórico escolar estando apto ao exercí­cio profissional e prosseguimento de estudos em nível superior.

No caso do Proeja com qualificação profissional também chamado de Proeja FIC este tem como objetivo ofertar cursos integrados voltados para jovens e adultos, a partir de 18 anos, que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino médio na idade regular e que buscam também uma qualificação com carga horária de 200 a no máximo 799 horas integrado a formação do Ensino Médio EJA. O estudante fará o Ensino Médio (1200h) juntamente com a qualificação profissional geralmente de no mínimo 200 horas estando ambas em uma única matriz curricular, de forma integrada.

No IFTO, os cursos têm a duração aproximadamente de 2 anos conforme especificidade do curso.

Ao final do curso, o estudante obterá Certificado de conclusão da qualificação e histórico escolar onde este poderá observar o cumprimento de no mí­nimo 1200 horas para a formação geral corresponde ao Ensino Médio e de no mí­nimo 200 horas a formação profissional, estando apto a prosseguir de estudos em nível superior e ao exercí­cio da qualificação que lhe foi oportunizada.

Existe ainda a possibilidade do IFTO ofertar PROEJA - FIC - fundamental 1° ciclo estando este em estudo de viabilidade administrativa-pedagógica.

No caso do Proeja com qualificação profissional também chamado de Proeja FIC - Fundamental tem como objetivo ofertar cursos integrados voltados para jovens e adultos, a partir de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino fundamental na idade regular e que buscam também uma qualificação com carga horária de 200h a 799 horas integrada a formação do Ensino Fundamental - EJA.

O estudante fará o Ensino fundamental - equivalente do 6° ao 9° ano do Fundamental (1600h) juntamente com a qualificação profissional geralmente de no mí­nimo 200 horas estando ambas em uma única matriz curricular, de forma integrada, o mesmo se aplica para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Estes cursos no IFTO poderão ter a duração de aproximadamente de 3 a 4 anos conforme especificidade do curso.

Ao final do curso, o estudante obterá Certificado de conclusão da qualificação e histórico escolar onde este poderá observar o cumprimento das horas destinadas a formação geral corresponde ao Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) ou do 1° ao 5° ano e ao exercí­cio da qualificação que lhe foi oportunizada.

5 - Como funcionam os cursos técnicos na modalidade Educação a Distância (EaD)?
Educação a Distância é o ensino feito por meios interativos, principalmente a Internet. Os cursos a distância são ministrados através de uma plataforma virtual (Moodle) sendo assessorados presencial e virtualmente nos Pólos de EaD do IFTO para os quais realizaram seu processo seletivo e foram matriculados. A interação com professores (tutores) que os orientam na construção do próprio conhecimento acontecem nestes pólos e via internet. Além das aulas virtuais, existem encontros presenciais, ocasiões em que os professores formadores e os tutores a distância vão até os polos ministrar conteúdos e principalmente tirar dúvidas. Os estudantes recebem o material didático (livros) com todo o conteúdo das disciplinas e podem contar ainda com a ajuda de tutores presenciais em cada pólo para ajudá-los na utilização da plataforma. A duração dos cursos varia conforme o curso podendo ser de 3 a 8 semestres.

6 - O IFTO tem política de cotas para seleção de seus estudantes?
Todos os cursos do IFTO em seus processos seletivos oportunizam conforme lei reserva de vagas/cotas. Basta acessar a página de seletivos e verificar nos respectivos editais.

7 - Como faço para ingressar nos cursos técnicos do IFTO?
O ingresso de estudantes nos cursos técnicos do IFTO é realizado por meio de Processo Seletivo, tanto para a modalidade integrada quanto para a concomitante/subsequente.

8 - Os cursos do IFTO são pagos?
O IFTO é uma instituição federal de ensino pública e gratuita. Não há pagamento de mensalidade nem de qualquer outra taxa.

9 - Como saber se as inscrições estão abertas?
Acompanhe constantemente as informações a respeito de Processos Seletivos através da nossa página de Seletivos, de acordo com o seu interesse. Você obterá todas as informações sobre concursos em andamento e procedimentos neste link.

10 - Onde encontro informações sobre os cursos oferecidos pelo IFTO?
No cabeçalho do Portal do IFTO tem o item Cursos. Na página Cursos consta todos os cursos ofertados pelo IFTO. Clique no curso desejado para obter informações.

11 - Como obter informações sobre a área de atuação profissional de um técnico?
No cabeçalho do Portal do IFTO tem o item Cursos. Na página de cada curso técnico consta a informação sobre o Campo de Atuação.


12 - Quero me transferir de um Instituto Federal de outro estado para o IFTO. É possível?
A transferência entre Institutos Federais é possí­vel, de acordo com a Organização Didático Pedagógica do IFTO, condicionada à existência de vagas, e ao cumprimento, por parte do requerente, das adaptações de estudos que se fizerem necessárias e publicação de edital especí­fico.

13 - Sou funcionário público (ou militar) e estou sendo transferido para o Tocantins. Eu (ou meu filho) posso obter a transferência para o IFTO?
Algumas transferências são amparadas por lei, como por exemplo, a de servidores públicos, militares e seus dependentes (tranferência ex-ofí­cio). Neste tipo de transferência, quando há a oferta do mesmo curso do solicitante, ele pode optar por outro curso de acordo com seu interesse ou proximidade da residência e entrar diretamente em contato com o Campus pretendido para obter informações sobre os procedimentos e a documentação necessária para a transferência.

14 - Como posso obter o Regulamento do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de nível médio (presencial)?
O regulamento encontra-se no Portal do IFTO.

15 - Como posso obter informações sobre endereços e contatos de um Campus?
Na página de contato no Portal do IFTO.

16 - Como obter, no IFTO, a certificação de proficiência equivalente a  conclusão do Ensino Médio através dos resultados da prova do ENEM?
Os resultados da prova do ENEM eram usados para obter certificação de conclusão do ensino médio apenas entre as edições de 2009 e 2016. A partir do Enem 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é mais adequado para esse propósito; assim sendo, atualmente não é mais possível obter certificação de proficiência equivalente a conclusão do Ensino Médio através dos resultados da prova do ENEM.

17 - Quem poderá se inscrever para os cursos do IFTO? Ou que série/ano devo ter ou estar cursando?
Cursos Técnicos Integrados:
Poderão inscrever-se estudantes/candidatos que concluíram ou estão concluindo o 9º (nono) ano do ensino fundamental ou equivalente.
Estes cursos técnicos são cursos integrados ao ensino médio tradicional/regular, planejados de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio.

Cursos Técnicos Concomitantes:
Poderão inscrever-se para esta forma de articulação os estudantes/candidatos que concluíram ou estão concluindo o 1º (primeiro) ano do ensino médio ou equivalente.
Estes cursos são ofertados a quem está cursando o ensino médio tradicional e no contra turno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal.
Este estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio.

Cursos Técnicos Subsequentes:
Poderão inscrever-se para esta forma de articulação estudantes/candidatos que concluíram ou estão concluindo o último ano do ensino médio.
São também cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Cursos Integrados-PROEJA:
Poderão inscrever-se para esta forma de articulação estudantes maiores de 18 (dezoito) anos que concluíram o ensino fundamental ou equivalente.
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), oferta cursos técnicos integrados ou de qualificação (FIC) ao ensino médio que tem como público alvo jovens e adultos que não tiveram oportunidade de formação técnica.