Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Jice > 9ª Jice > Menu 9ª Jice > Programação das Atividades

Programação das Atividades

por Diretoria de TI publicado 15/02/2016 10h49, última modificação 23/10/2018 11h59

PROGRAMAÇÃO MINI-CURSOS/OFICINAS/WORKSHOPS

24/10 (QUARTA-FEIRA)

19h - 22H - LABIN 9 - BLOCO 6
OFICINA: SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).
Autor: Alexandre Modesto Braune
Vagas: 30 vagas

25/10 (QUINTA-FEIRA)

19H -22H - SALA 1602 - BLOCO 16
MINICURSO 1- ENSINO DA LIBRAS COMO L2: CONHECENDO A ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS
A escrita de sinais SignWriting é a grafia do sinal e com ela pode se ter um registro escrito do sinal e construir textos, por isso, compreende-se que essa escrita é importante para o desenvolvimento cognitivo do surdo e para o registro de sua cultura. Partindo da premissa que o livro didático de Libras é um importante instrumento de trabalho do professor ao mesmo tempo que é um material de consulta de aprendizes acreditando ser um eficiente mecanismo de disseminação da escrita de sinais por meio de cursos de Libras e no sistema educacional. A partir desse minicurso será demonstrado que é possível trabalhar o ensino da modalidade escrita dessa língua concomitantemente com a modalidade sinalizada.
Ministrante: Alini Cardoso de Albuquerque Alves
Vagas: 20 vagas
19H -22H - LABIN 6 - BLOCO 6
MINICURSO 2 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MULTIPLATAFORMA COM XAMARIN - PARTE 1
Com a crescente variedade de gadgets no mercado, o desenvolvimento de app para diversas plataformas e tipos de aparelhos vem se tornando, a cada dia, um desafio maior.
Ministrante: Denys Fernandes de Oliveira
Vagas: 15 vagas
19H -22H - SALA 1603 - BLOCO 16
MINICURSO 3 - JOGOS PARA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL: UMA PROPOSTA BASEADA NA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA
A presente oficina visa abordar apresentar estratégias de aprendizagem por meio de jogos educacionais para a aprendizagem de Espanhol como Língua adicional, experienciados por três estudantes do Ensino Técnico Médio Integrado por meio do Projeto de Mobilidade Acadêmica na Argentina. O objetivo da atividade é desenvolver a competência em comunicação oral e compreensão auditiva de forma lúdica, tendo em vista contrastar as duas culturas. Neste sentido, serão utilizados recursos e sequências didáticas elaborados pela BASP (Spanish School) da Argentina. A proposta destina-se a estudantes de Ensino Médio Integrado, Graduação, professores e simpatizantes da língua.
Ministrante(s): Paula Jucá de Sousa Santos e Allyson Costa dos Santos
Vagas: 30 vagas
19H -22H - LABIN 3 - BLOCO 4
OFICINA 1 - WORDPRESS PARA TODOS, CRIE SEU SITE EM POUCAS HORAS
Wordpress é o gerenciador de conteúdos (CMS – Content Management System) mais utilizado no mundo para criação de sites, essa grande utilização se deve ao fato, dele ser um sistema livre, gratuito, completo e de fácil utilização para criação desde de Blogs simples até sites complexos de e-commerce. Com esta ferramenta o usuário tem a possibilidade de criar e administrar seu próprio site, realizando de forma simples as publicações, alterações de layout, inclusão e/ou exclusão de componentes e todas as atualizações necessárias.
Oficineiro: Manoel Campos da Siva Filho
Vagas: 30 vagas
19H -22H - SALA 1605 – BLOCO 16
OFICINA 2 - A GOSTOSA ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA UTILIZANDO A GASTRONOMIA COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA: AULA DEMONSTRATIVA COM PREPARAÇÃO DE CUPCAKE NO ESTUDO DE FRAÇÃO
A gastronomia é vista e conceituada por muitos pesquisadores como uma ciência, ou seja, conhecimento que explica fenômenos, acontecimentos, nos métodos experimentais. Neste contexto explicativo baseado na empiricidade, alguns profissionais e instituições tem utilizado a gastronomia como alternativa de alcançar êxito no processo ensino aprendizagem.
Oficineiro(s): Marlon Moreira e Richarlisson Pinheiro
Vagas: 50 vagas
19H -22H - SALA 1606 - BLOCO 16
OFICINA 3 - EXPANDINDO EXPERIMENTOS DE FÍSICA DE BAIXO CUSTO ÀS COMUNIDADES DE TOCANTINS - PARTE 1
Devido várias dificuldades relatadas por educadores, uma delas está relacionada ao uso de recursos práticos que auxiliem no ensino das disciplinas ministradas, o que ocasiona no educando um desinteresse pelo conteúdo não associado à sua prática ou no reconhecimento de tais assuntos na sua vivência, não tendo assim um caráter significativo para o mesmo.
Oficineiro(s): Marco Antônio Pantoja Maciel e Vânia Mota Sousa
Vagas: 30 vagas
19H -22H - LABIN 8 - BLOCO 6
WORKSHOP 1 - WORKSHOP DE PYTHON 3
O Workshop de Python 3 tem como principal objetivo trazer as principais características da linguagem de programação Python 3, a fim de incentivar todos os participantes a iniciarem os seus estudos em relação a esta linguagem de desenvolvimento tão importante e requisitada no mercado atual, tanto no Brasil quanto no exterior.
Ministrante: Luís Gustavo Silva
Vagas: 25 vagas

19H -22H - LABORATÓRIO LIFE – BLOCO 5
WORKSHOP 2 - MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
O objetivo desse workshop é discutir as diferentes formas de uso de material concreto para o ensino de matemática, especificamente o conteúdo de geometria, além de indicar possibilidades de elaboração, construção e utilização desse tipo material (com baixo custo) para uso nas aulas. Este trabalho começou a ser organizado na disciplina de Estágio Supervisionado I, onde é necessário analisar uma proposta de intervenção pedagógica baseada nas dificuldades percebidas nas turmas observadas.
Ministrante(s): Janaina Pereira Alves Soares e Rodrigo Carvalho Dias
Vagas: 25 vagas

19H -22H - LABIN 10 - BLOCO 6
WORKSHOP 3 - WORKSHOP SCRATCH DAY & HOUR OF CODE
O Workshop Scratch Day & Hour Of Code visa oferecer um espaço de aprendizado compartilhado e colaborativo para que estudantes, jovens ou qualquer pessoa interessada possa ter a oportunidade de aprender mais sobre lógica de programação, algorítimo e pensamento computacional de forma divertida e instigante.
Ministrante(s): Luciano Gomes  e  Gelson André Schneider
Vagas: 40 vagas

26/10 (SEXTA-FEIRA)

8h - 10h30 - Labin 6 - Bloco 6
Minicurso 2 - Desenvolvimento de software multiplataforma com Xamarin - Parte 2
Com a crescente variedade de gadgets no mercado, o desenvolvimento de app para diversas plataformas e tipos de aparelhos vem se tornando, a cada dia, um desafio maior.
Ministrante: Denys Fernandes de Oliveira
Vagas: 15 vagas
8h - 10h30 - Sala 1602 - Bloco 16
Minicurso 4 – Banner ou Poster
O minicurso busca apresentar aos participantes como elaborar um Banner ou Pôster, como são chamados o modo de exibição de resultados de trabalhos de pesquisa, extensão, pesquisa aplicada e/ou ações de ensino realizadas tantos nos cursos técnicos integrado ao Médio e/ou subsequente no IFTO, quanto dos cursos superiores em eventos como a própria JICE e outros eventos a nível local, regional, nacional e internacional.
Ministrante: Márcia Adriana de Faria Ribeiro
Vagas: 20 vagas
8h - 10h30 - Sala 1603 - Bloco 16
Minicurso 5 - Estágio supervisionado: Importância para a formação acadêmica e profissional
As matrizes curriculares dos cursos superiores no Brasil, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação (LDB) nº 9.394/96, ratificam a importância do Estágio Supervisionado como “instrumento” que viabiliza a aproximação dos discentes com o mercado de trabalho. Outro fator, é a formação docente e sua prática em sala de aula, questões discutidas e analisadas, principalmente, pelo estágio supervisionado. Nessa perspectiva, a proposta deste minicurso é integrar relatos, apresentar orientações e realizar discussões coletivas, promovendo um momento de articulação entre conhecimento teórico e conhecimento prático.
Ministrante(s): Dallya Rodrigues Martins e Danyela Costa Santos
Vagas: 25 vagas

8h - 10h30 - Sala 1606 - Bloco 16
Oficina 3 - Expandindo experimentos de física de baixo custo às comunidades de Tocantins Parte 2
Devido várias dificuldades relatadas por educadores, uma delas está relacionada ao uso de recursos práticos que auxiliem no ensino das disciplinas ministradas, o que ocasiona no educando um desinteresse pelo conteúdo não associado à sua prática ou no reconhecimento de tais assuntos na sua vivência, não tendo assim um caráter significativo para o mesmo.
Oficineiro(s): Marco Antônio Pantoja Maciel e Vânia Mota Sousa
Vagas: 30 vagas

8h - 10h30 - Sala 1605 - Bloco 16
Oficina 4 - Construindo moléculas orgânicas tridimensionais utilizando Garrafas Pet
O crescimento e desenvolvimento das indústrias contribuem com aumento dos resíduos sólidos gerados nas cidades. Um dos resíduos muito comum são as garrafas de refrigerantes, as chamadas garrafas PET. Garrafas PET muitas vezes são descartadas sem nenhum critério prejudicando o meio ambiente de maneira considerável já que 49% de todo o PET no Brasil vira lixo. Na inviabilidade de reciclagem por meio industrial uma das saídas seria a reciclagem artesanal.
Oficineiro(s): Regis Marcus de Sousa, Suellen Cristina Brandão e Valquíria Silva do Nascimento
Vagas: 40 vagas
8h - 10h30 - Laboratório de Mídia – Bloco 4
Oficina 5 - Modelagem e construção de objetos de aprendizagem digitais.
A oficina objetiva apresentar a formatação da matriz de projeto instrucional de objetos e módulos de aprendizagem digitais, utilizar ferramentas para construir objetos de aprendizagem no modelo SCORM e integrar os objetos de aprendizagem ao AVA moodle, formalizando um percurso instrucional. É um projeto de extensão universitária que propõe integrar a comunidade acadêmica do IFTO com a comunidade acadêmica da APAE, com o intuito de construir estratégias pedagógicas que contemplem a combinação das premissas da pedagogia tradicional, com os recursos e ferramentas oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação (Tic´s), e da Internet.
Oficineiro(s): Gerson Pesente Focking
Vagas: 18 vagas
8h - 10h30 - Sala 1608 - Bloco 16
Workshop 4 - Arduíno básico para iniciantes
Com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos através do projeto “Arduíno Básico para Iniciantes” e também com a finalidade de um melhor aprimoramento no que se refere às disciplinas de lógica de programação e eletroeletrônica, este trabalho propõe a execução de um sistema eletrônico arquitetado, montado e programado por meio da plataforma de prototipação Arduíno.
Ministrante(s): Geovana Rodrigues Oliveira Gonçalves, Giovana Melo Leal e Michelle Melo Póvoa
Vagas: 15 vagas
8h - 10h30 - Sala 1707 - Bloco 17
Workshop 5 - Aterramentos Elétricos
O objetivo do Workshop de Aterramentos Elétricos é apresentar conceitos teórico-práticos sobre sistemas de aterramentos elétricos. Um sistema de aterramento elétrico consiste basicamente de uma ligação elétrica intencional de um sistema físico ao solo.
Ministrante(s): Antônio Marcelino da Silva e Kaisson Teodoro de Souza
Vagas: 15 vagas

8h - 10h30 - Sala 1607 - Bloco 16
Workshop 6 - O resíduo agroenergético como adubo orgânico
A busca para alcançar a segurança energética leva à adoção estratégica da diversificação da matriz energética como garantia de suprimento de energia e redução dos impactos ambientais. Neste contexto, a perspectiva da ampliação de cultivos agroenergéticos no país, utilizando diversas biomassas como fonte de biocombustíveis, com destaque ao biodíesel e o bioetanol, traz a tona a preocupação com a destinação dos subprodutos e dos resíduos gerados pelo setor que levam a impactos ambientais.
Ministrante(s): Marta Heloísa Mairesse e Rejane Freitas Benevides Almeida
Vagas: 20 vagas