Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Cursos > Cursos Presenciais > Técnicos

Cursos Técnicos

por Diretoria de TI publicado 15/02/2016 10h49, última modificação 14/12/2016 17h55
Cursos Técnicos presenciais do IFTO.


Integrado regular são os cursos voltados para quem já tenha concluído o ensino fundamental e deseja cursar o ensino médio integrado à educação profissional. Tais cursos oferecem, portanto, todas as disciplinas do ensino médio mais as disciplinas do curso técnico de forma integrada. Ao final do curso, o estudante obterá diploma do curso técnico de nível médio e histórico escolar, estando apto ao exercício profissional e prosseguimento de estudos em ní­vel superior.

Integrado EJA são os cursos voltados para jovens e adultos, a partir de 18 anos, que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino médio na idade regular e que buscam também uma profissionalização. O estudante fará o ensino médio juntamente com a educação profissional em uma única matriz curricular de forma integrada. Ao final do curso, o estudante obterá diploma do curso técnico de ní­vel médio e histórico escolar, estando apto ao exercí­cio profissional e prosseguimento de estudos em nível superior.

Concomitante são os cursos voltados para quem está cursando o ensino médio ou equivalente. É oferecido a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:
a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;
b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;
c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

Subsequente são os cursos voltados para quem já concluiu o ensino médio ou equivalente. Dependendo do curso escolhido, ele terá duração de 1 ano e meio a 3 anos. Ao final do curso, o estudante obterá o diploma do curso técnico de nível médio.