Sobre o Curso

por Diretoria de TI publicado 10/07/2017 11h00, última modificação 09/12/2020 21h11

Técnico em Agropecuária

Diretor-geral: Iomar lima Lago
E-mail: colinas@ifto.edu.br
Telefone: 63 992829451

Coordenador(a): Ygor Rafael Leite Ribeiro
E-mail: agropecuaria.colinas@ifto.edu.br
Telefone:

Habilitação: Técnico(a) em Agropecuária
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integral

Objetivo Geral: 

Formar profissionais habilitados para exercerem atividades de planejamento, execução e condução de projetos nos ramos da produção vegetal, animal e agroindustrial em empresas rurais baseado no enfoque do desenvolvimento sustentável, proporcionando ao educando conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, possibilitando aos estudantes que tenham concluído o ensino fundamental, formação geral inseparável da formação profissional em nível médio.

Objetivos Específicos:

- Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental.
- Possibilitar o prosseguimento de estudos.
- Preparar para o trabalho e para a cidadania, oportunizando a aprendizagem contínua e flexível a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamentos posteriores.
- Oportunizar ao estudante uma formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
- Promover a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, na articulação entre os componentes curriculares.
- Formar profissionais capazes de planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários e agroindustriais; administrar propriedades rurais; elaborar programas preventivos de sanitização na produção animal e vegetal; fiscalizar produtos de origem vegetal e animal; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; realizar levantamentos e analises da vegetação; elaborar e oportunizar projetos de educação ambiental.

Campo de Atuação:

 Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais.

Arquivo do Projeto Pedagógico do Curso (Vigente)