Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para seleção de projetos do IFTO com foco na Economia 4.0

Notícias

Inscrições abertas para seleção de projetos do IFTO com foco na Economia 4.0

Desenvolvimento

Os aprovados receberão pagamento de bolsas para a execução das atividades
por Mayana Matos publicado: 11/08/2020 14h10 última modificação: 11/08/2020 14h14

Estão abertas as inscrições para a submissão de projetos para apoio à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão. Entre os objetivos do edital, está o de apoiar o desenvolvimento de projetos de instituições da Rede Federal voltados à formação de estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, todos das redes públicas de ensino estadual e municipais, em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0. 

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de agosto. A submissão do projetos será realizada por meio de envio de único ofício à Diretoria de Graduação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e à Comissão Avaliadora ad hoc, contendo todos os documentos necessários para viabilizar a avaliação, como, por exemplo, cópia do Currículo Lattes atualizado do coordenador de projeto e do multiplicador, histórico escolar de cada estudante integrante da equipe executora do projeto, documentos constantes do Anexo I e demais informações solicitadas no edital. Tudo deverá ser encaminhado via Processo Eletrônico do SEI à unidade DIGRAD/PROEN/REI/IFTO, com o assunto “Processo Seletivo Inovação Tecnológica 4.0 – Unidade <Nome da Unidade>”, em modo Restrito. 

Seleção

O processo de seleção do IFTO, dos projetos submetidos, seguirá o cronograma estabelecido no edital e será composto por duas etapas: a) etapa 1 – análise documental; e b) etapa 2 – avaliação dos projetos. O passo a passo de como ocorrerá cada uma dessas etapas está descrito no edital 51/2020. O modelo de submissão do projeto encontra-se disponível no Anexo I. 

A seleção dispõe sobre a concessão de pagamento de bolsas para a execução das atividades de iniciação tecnológica, que variam de R$ 161,00 a R$ 1.200,00, seguindo critérios de enquadramento como: Coordenador de Projeto; Instrutor; Monitor e Multiplicador. 

Instituições elegíveis

Serão aceitas mais de uma proposta por unidade do IFTO que, após a seleção de até oito propostas, comporão a proposta institucional do IFTO a ser submetida pelo dirigente máximo da instituição. Caberá ao diretor de Graduação do IFTO encaminhar os procedimentos necessários para a obtenção de login e senha, para viabilizar a submissão dos projetos por parte do reitor do IFTO. Cada instituição da Rede Federal elegível, conforme o Edital IFES nº 03/2020, poderá ser contemplada com até três projetos selecionados no total.

Todas as etapa, critérios de participação e avaliação, documentos necessários, prazos e procedimentos estão disponíveis no Portal do IFTO